sábado, 17 de julho de 2010

The X-files

Aqui está um post sobre uma das minhas séries favoritas: Arquivo X. Espero que gostem. E CUIDADO! Esse post pode contém spoilers! ò_ó

~*Arquivo X*~


Nome original: The X-files. (Arquivo X)
Quantidade de temporadas: 9 temporadas
Quantidade de episódios: 202 episódios
Gênero: Suspense, ficção científica, paranormal, terror, sobrenatural, aventura, drama.
Classificação etária: 14 anos
Criador: Chris Carter ( o CARA!)
Emissora de televisão original: Fox
Filmes: 2 - Arquivo X: O filme (The X-files: movie) e Arquivo X: Eu quero acreditar (The X-files: I want to believe)

~* Sobre o criador
Nasceu no dia 13 de outubro de 1956, em Bellflower, Califórnia. É formado em jornalismo pela Universidade do Estado da Califórnia. Antes de se tornar roterista de uma das mais famosas séries dos anos 90, ele era um simples jornalista de uma revista de surf. Sua carreira começou mesmo em 1985, nos estúdios da Walt Disney. A série Arquivo X foi criada em 1992, para a Fox. Além de ser o grande gênio por trás das aventuras dos Agente Mulder e Agente Scully, também é o grande gênio por trás da série dramática Millenium.



~* In the beginning*
A agente Dana Scully é recrutada para trabalhar com o Agente Fox Mulder, responsável pelos casos não-explicados denominados Arquivos X, com o objetivo inicial de invalidar as investigações e assim fechar o Arquivo X. Scully, então, se tornou o lado científico e cético dos Arquivo X, mostrando sempre o lado "possível" das coisas. Com o tempo, ela se torna não mais uma espiã mas sim, uma verdadeira parceira que protege tão fielmente os arquivos como seu parceiro, Mulder.



~* Trust no one
Fox William Mulder
Interpretado por David Duchovny. Mulder se formou em Psicologia na Universidade de Oxford. Depois ingressou na academia de treinamento no Quantico. Mais tarde, foi desginado para a Unidade de Crimes Violentos. Após fazer a regressão hipnótica com o Dr. Heitz, começou a se interessar por outra área no FBI, os Arquivos X. Tornando-se o Spooky Mulder (spooky=assombrado). Não gosta de ser chamado de Fox e dorme no sofá da sala, já que ele não tem quarto, esquece com frequência o aniversário da parceira. Tem a tendência de fazer loucuras, como ir atrás de um transatlântico que sumiu durante a Segunda Guerra no Triângulo das Bermudas.


Dana Katherine Scully
Interpretada por Gilian Anderson. Scully teve sua graduação em Física e Medicina. Como uma cientista, cree fielmente na razão e na ciência, sendo extremamente cética quanto as teorias de seu parceiro. OVNIS, aliens, conspirações governamentais são apenas frutos de mentes imaginativas e que, na realidade, não existem. Porém o tempo vai provando o contrário. Com o passar dos anos, Scully presencia várias e várias provas. Mesmo assim, sempre busca o lado científico de tudo, formando um equilíbrio entre ela e Mulder. Seus pais se recusavam a aceitar que ela trocou uma carreira como médica, pelas várias aventuras vividas no FBI. Ela já foi abduzida na segunda temporada, o que trouxe vários perigos mais tarde. Encontrou um dispositivo no seu corpo, quando o tirou ficou com cancêr e achou, por acaso, uma menininha que, pelo DNA, é sua filha. 

C.G.B Spender
Interpretado por William B. Davis. O famoso Cigarette Smoking Man, ou, para os brasileiros, Canceroso. Como podemos falar...? Ele sempre está envolvido. O Canceroso já está presente na vida de Fox Mulder, desde que este tinha seus poucos anos de idade. Há algumas teorias de que ele é até o pai verdadeiro de Mulder. O pai de Spender era um espião soviético, e foi morto na cadeira elétrica, e sua mãe, ironicamente, morreu de cancêr no pulmão quando ele era bem novo. Foi recrutado como "matador", quando jovem. Na série, ele foi responsável pela morte de Kennedy e Luther King. Conhece o pai de Mulder desde de antes disso, e trabalhou com ele em "trabalhos ocultos". Na verdade, ele sempre foi um garoto inteligente que lia bastante. Já tentou várias vezes se tornar um escritor e largar a vida de "negar tudo". Teve um filho, Jeffrey Spender, com a paciente X, Cassandra. Porém sempre invejou o filho de Bill Mulder.

Alguns que não vale a pena falar muito...







Frohike, Byers and Langly.
Da direita para a esquerda. Amigos de Mulder que publicam uma revista sobre fenômenos não-explicados. Uma grande fonte de informação para Mulder e Scully.









Walter Skinner
Diretor-assistente. Parecia estar do outro lado, mas, de repente, começou a ajudar e a apoiar Mulder e Scully.








Cassandra Spender
Ex-esposa de C.G.B. Spender. A Pacinte X. Foi abduzida várias vezes. Era para ser o primeiro híbrido, dando início a colonização.






Jeffrey Spender
Filho de Cassandra e C.G.B. Spender. É um agente do FBI, assim como Scully e Mulder. Após os Arquivos X serem incendiados, ficou encarregados deles. Foi morto por seu pai, na sexta temporada.







Samantha Ann Mulder
Irmã de Mulder, desaparecida.



~* Believe the lie
Mulder nunca soube ao certo quem ou o que fez sua irmã desaparecer e não havia nenhuma pista para ajudar a desvendar esse mistério. Foi então que Mulder buscou o Dr. Heitz que fez a regressão hipnótica nele, fazendo-o voltar àquela noite. Vendo aquilo, começou a acreditar que sua irmã havia sido abduzida. Com isso, Mulder foi atrás dos Arquivos X.


~*I want to believe
Arquivo X: Eu quero acreditar foi lançado em 2008, e se passa supostamente 6 após aos acontecimentos do fim da série. O filme foi escrito pelo próprio Chris Carter, mas não foi o esperado, ao meu ver. Certo, eu não vi Arquivo X inteiro ainda, falta-me duas temporadas, mas achei o tema do filme em si fraco. Era um caso extremamente típico, envolvendo experiências com seres humanos. Normal como qualquer episódio de Arquivo X. Mas o meu ponto é o título inapropriado.

A primeira aparição da frase "Eu quero acreditar" foi durante o episódio Elo de Ligação, da 1ª temporada. No fim do episódio, mostra a agente Scully ouvindo as fitas que continham a regressão hipnótica de Mulder. O diálogo era, basicamente, assim:

(...)
Mulder: Eu não consigo, não posso me mexer.
Dr. Heitz: Você está com medo?
Mulder: Eu deveria, mas não.
Dr. Heitz: Por que?
Mulder: Por causa da voz.
Dr. Heitz: Voz? Que voz?
Mulder: A voz na minha cabeça. Fala que eu não preciso me preocupar, que ela não será machucada e um dia irá voltar. (n/Gii: referindo-se a irmã do Mulder)
Dr. Heitz: Você acredita na voz?
Mulder: Eu quero acreditar.

O diálogo não é exatamente assim, mas a essência está aí. Então... A frase "Eu quero acreditar" é diretamente ligada a Samantha e aos aliens. Para mim, essa frase tem um significado profundo em toda a série e não acho que é adequado para o filme em si. Não sei como terminou a série, não sei se eles desvendaram o caso de Samantha ou se a verdade foi exposta. Se sim, o que acho imporvável, ainda é inaceitável para mim o uso dela no contexto. Se não, mais um motivo para não usá-la. Não é citado as antigas conspirações governamentais, os aliens ou Samantha, tornando-se um típico episódio da série, com apenas fenômenos não-explicados.

Eu recomendo, em vez de assitir o filme, assistir um daqueles episódio com duas parte que vai ter a mesma duração e muito mais emoção. De quebra, aí vai uma lista dos meus episódios favoritos que recomendo verem, se interessados...

~*Believe to Understand
1ª temporada:
- Piloto (Pilot)
- Assassino imortal (Squeeze)
- Elo de Ligação (Conduit)
- Caçada Sangrenta (Fallen Angel)
- Projeto Litchfield (Eve)
- O Homem que Não Queria Morrer (Young at Heart)
- O Homem dos Milagres (The Miracle Man)
- Eugene Tooms Volta a Atacar (Tooms)
- Jogo de Gato e Rato (The Erlenmeyer Flask)
2ª temporada
- Homenzinhos Verdes (Little Green Men)
- Duane Barry - parte 1 (Duane Barry)
- A Ascensão - parte 2 (Ascension)
- Por um fio - parte 3 (One Breath)
- Museu Vermelho (Red Museum)
- Aubrey (Aubrey)
- A Colônia - parte 1 (Colony)
- Fim de Jogo - parte 2 (End Game)
- Os Calusari (The Calusari)
- Anasazi - parte 1 (Anasazi)
3ª temporada
- O Caminho da Cura - parte 2 (The Blessing Way)
- Operação Clipe de Papel - parte 3 (Paper Clip)
- Tímido Demais (2shy)
- O Passeio (The Walk)
- Revelações (Revelations)
- A Morte Vem do Espaço (Syzygy)
- O Mistério do Piper Maru I (Piper Maru)
- O Mistério do Piper Maru II (Apocrypha)
- O Monstro do Lago (Quagmire)
- Grampeados (Wetwired)
- O Milagre - parte 1 (Talitha Cumi)
4ª temporada
- Procura Incessante - parte 2 (Herrenvolk)
- Inquietação (Unruhe)
- O Campo Onde Eu Morri (The Field Where I Died)
- Meditações Sobre o Canceroso (Musings of a Cigarette Smoking Man)
- O Mundo Gira (El Mundo Gira)
- O Homem do Câncer (Leonard Betts)
- Nunca Mais (Never Again)
- Lapso de Tempo - parte 1 (Tempus Fugit)
- Lapso de Tempo - parte 2 (Max)
- Insignificância (Small Potatoes)
- Elegia (Elegy)
- Demônios (Demons)
5ª temporada
- Suspeitos Incomuns (Unusual Suspects)
- Prometeu Pós-Moderno (The Post-Modern Prometheus)
- Surpresa no Natal - parte 1 (Christmas Carol)
- Emily - parte 2 (Emily)
- Caça à Raposa (Kitsunegari)
- Feitiço (Chinga)
- Vampiros (Bad Blood)
- A Paciente X - parte 1 (Patient X)
- A Paciente X - parte 2 (The Red and The Black)
- Simpatizantes (Travelers)
- O Serafim (All Souls)
- O Fim (The End)
6ª temporada
- O Príncipio (The Beginning)
- Dirija! (Drive!)
- Triângulo (Triangle)
- A Terra dos Sonhos - parte 1 (Dreamland)
- A Terra dos Sonhos - parte 2 (Dreamland II)
- Como os Fantasmas Estragaram o Natal (How the Ghosts Stole Christmas)
- Tithonus (Tithonus)
- Dois Pais - parte 1 (Two Fathers)
- Um Filho - parte 2 (One son)
- Segunda-Feira (Monday)
- Arcadia (Arcadia)
- Milagro (Milagro)
- O Sobrenatural (The Unnatural)
- O Trio Inseparável (Three of Kind)
- Biogenesis Final - parte 1 (Biogenesis)

Desculpe-me pelo tamanho da lista, mas eu tentei diminuir ao máximo. Esse foi o resultado. o_o'


*Eu fiz uma brincadeira com o primeiro título, lá em cima. Eu escrevi in the beginning. Foi um trocadilho meu com a frase que aparece no episódio O Sobrenatural da sexta temporada: "in the big inning". Os outros títulos também são de episódios: Trust no One é do Jogo de Gato e Rato da primeira temporada, Believe the Lie é do A Maior das Mentiras - parte 1 da quarta temporada, I want to believe é a frase que aparece no tradicional poster no Mulder, Believe to Understand é do Libertação - parte 2 da sétima temporada.
*Quase todas as informações são de meu conhecimento. Informações adicionais tiradas do Wikipédia.

Lembre-se: A verdade ainda está lá fora.

Até o próximo post! (:

Um comentário:

Gabi_Luz disse...

Uauuuuu!!! Ahh mt massa! Arquivo X é legal =D